Mensagens

A mostrar mensagens de outubro 31, 2010

Green Day - Wake Me Up When September Ends (Legendado)

Eu gosto desta música pois ela faz-me pensar no que eu perdi na vida, no que posso fazer com ela, pois preciso de a aproveitar ao máximo, visto que, esta é curta. Por isso é que eu gosto desta música.

Coldplay - The Scientist (Legendado)

Na nossa vida temos momentos bons e maus, e acho que o tipo de música que ouvimos tem a ver com a nossa disposição. Naqueles momentos mais complicados, que me sinto mais em baixo, gosto de ouvir músicas calmas, que me fazem pensar. Como o exemplo desta. Esta música é importante para mim, pois faz me pensar nos problemas, nas dificuldades, na vida... Cada música dá-nos um sentimento, uma lembrança, um pensamento diferente. Mas qualquer música pode-nos ser importante, dependendo de como   a interiorizarmo-la e associamo-la a algo.

Ninguém é de Ninguém - João Pedro Pais

Para mim esta música de João Pedro Pais faz-me sentir livre sobretudo por ser das minhas músicas favoritas, mas também pela letra estar relacionada com liberdade. Na música ele canta: "Ninguém é de ninguém", ora, se ninguém é de ninguém, é porque somos livres, não temos de estar dependentes dos outros, não temos de "seguir o rebanho". Mais à frente ele continua: "mesmo quando se ama alguém". Independentemente de gostarmos de alguém, de termos uma relação com determinada pessoa, uma pessoa é livre de agir, pensar, comentar. Claro que não faremos coisas "sem pés nem cabeça", já que se amamos realmente essa pessoa, a última coisa que quereremos será magoá-la. Assim, apesar de termos laços com determinada pessoa, apesar de sermos um bocadinho dessa pessoa e essa pessoa ser um bocadinho de nós, "Ninguém é de ninguém".

Acrasia

Demonstrará a acrasia que somos seres irracionais? o António deseja ser saudável; o António acredita que não fumar é a melhor maneira de ser saudável; no entanto, o António fuma. Na minha opinião, a acrasia não demonstra que o ser humano é um ser irracional. Apesar de não chegarmos a actuar ou a produzirmos qualquer acção, o indivíduo sabe o que é melhor para si. Através da análise de vários factores, dos prós e contras, através de raciocínios precedentes, o Homem chega à conclusão do que é o melhor para si. E todas as acções que envolvam o pensamento, o raciocínio, o estabelecer ideias tornam o homem racional, já que este pensou, idealizou. Em suma, a acrasia não mostra que o Homem é um ser irracional, já que a acrasia é a falta de vontade de realizar aquilo que o Homem sabe que é melhor, e se assim o sabe, é porque outrora pensou sobre esse assunto.

Liberdade

"Somewhere over the rainbow" - Jason Castro Penso que esta música faz lembrar a liberdade, pois fala de um lugar onde toda a gente pode sonhar e voar, ou seja onde todos podem ser livres.

john mayer - free fallin'

« Gonna free fall out into nothin' Gonna leave this world for a while » Esta música faz-me sentir livre, faz-me relembrar vários momentos que passei com as mais diversas pessoas. « Há momentos infelizes em que a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade. »

Para o meu colega do lado:

Penso que podias deixar de ser tão egocentrista e pensar um pouco também nos outros. Todos nós devemos possuir a nossa própria ideia e defendê-la com argumentos fundamentados, mas temos que deixar de ser egoístas e compreender que nem sempe seremos nós a possuir a razão. Devemos primeiro ouvir, reflectir... e só depois comentar. Procura compreender os outros e acedita que alcançarás novas amizades, no entanto, não percas o teu espírito crítico, procura apenas controlar as tuas acções.

Acrasia

Na situação exposta, destaco as duas acções (em processo pelo menos): Não Fumar Fumar O António procura não fumar porque quer manter-se saudável. O António fuma porque lhe há-de saber bem. Estando expostas as duas acções e as suas motivações, lembro uma expressão usada numa aula anterior: "Ser Homem é ser actor, usar máscaras" - referindo-se ao ajuste de acordo com as situações encaradas. Daqui retiro o facto de não sermos, como seres humanos, iguais a todo o momento. A primeira coisa que sinto ao acordar não será a mesma que sentirei ao adormecer ou mesmo durante o resto do dia. Logo, penso, que o sentimento que o António sente para fumar é "sufocado" pelo sentimento que sente para fumar. Uso a palavra "sufocar" porque, depois de atingir o fim que queria alcançar, aqui seria a satisfação/prazer do fumar, poderá até não fumar mais durante aquele dia ou qualquer espaço de tempo Considero então que a acrasia no termo que coloquei de: "Sufoco" d

Christina Aguilera - Beautiful

Considerei esta música uma música boa para a "definição" do ser livre. Acho que fala sobre a libertação das pessoas face a muitos estereótipos e preconceitos. A verdadeira liberdade.

Visionamento do filme "Matrix"

Percepção: O nosso mundo é real. Realidade: esse mundo é uma mentira, uma elaborada fraude concebida por máquinas poderosas de inteligência artificial que nos controlam. Cenas como duplos completamente alucinantes. Cenários techno de arromba. Acção como nunca imaginou. Plano de relatório de visionamento de filme: 1. Introdução -Data de visionamento do filme; -local; -Título do filme: -Realizador; -Ano de realização; -Personagens principais; -Motivação: razões do visionamento; ligação entre a temática das aulas e a temática do filme 2. Desenvolvimento - Breve síntese da história; -Momentos do filme considerados mais importantes; -Momentos que têm mais ligação com a matéria das aulas; -Momentos que originam maior debate de ideias; -Síntese das ideias expressas no debate realizado após o visionamento; 3. Conclusão -Opinião pessoal ou de grupo sobre o filme; - Grau de satisfação das expectativas pessoais e do grupo; -Sugestões para futuras sessões; 4. Anexos -Fich

Para consultar

http://www.mil-folhas.net/search/label/Filosofia

Análise da música: Muse – Uprising

Na minha opinião, a ideia que os autores desta canção querem transmitir assemelha-se à Alegoria das Cavernas, criada por Platão no século IV a.C. A música transporta-nos para outro modo de pensar, no qual nos apercebemos que estamos a ser manipulados e enganados por ideias pré-existentes. O mesmo se passa com o censo comum, pois em vez de serem criadas as nossas próprias opiniões, apenas limitamos a observar sem sequer querer compreender a totalidade do objecto em causa. Isto origina uma sucessão de ideias que serão passadas ao longo dos tempos, sem seres alteradas. Normalmente, o ser Humano segue o que ouve os outros dizerem, em vez de as compreender e criar a sua própria opinião, devidamente fundamentada e com um possível apoio em ideias pré-existentes. São proferidas algumas expressões, tais como “Outra promessa, outra imagem” (traduzido para português) que se referem a acções e ideias com as quais nos deparamos no nosso quotidiano e que deixamos passar ao lado, como se já possuímos

Para consultar - turmas 11º

http://alfafilos.blogspot.com/2010/11/desafio-logico.html
Y           O António tem o desejo de ser saudável. Y         O António acredita que não fumar é a melhor maneira de ser saudável. Y         No entanto o António fuma. Este caso é um excelente exemplo de acrasia pois o António tendo o desejo de ser saudável e a consciência de que a melhor forma de o ser é não fumar, fuma, não tendo força de vontade suficiente para parar   embora seja esse   seu desejo. O que acontece com o António acontece com muitas outras pessoas, face a muitos outros temas, vícios ou doenças que lhes impedem de realizar certo efeito provocado por uma acção que são incapazes de produzir devido á tal falta de força de vontade, a instintos, a sentimentos, ou a emoções que são mais fortes do que o desejo de realizar a determinada acção produzindo o determinado efeito que na maior parte dos casos é sobreviver…sendo saudável.

"O colega do lado"

Nos dias de hoje dedicamos grande parte da nossa vida à nossa carreira profissional e acabamos por passar mais tempo com os nossos colegas do que com a nossa própria família. Como é obvio, é difícil agradar a “gregos e a troianos”, mas cada um deve dar o seu contributo para criar um ambiente de trabalho agradável em que a competição desmedida é substituída por uma competição motivadora, na qual existe entreajuda.

"O colega do lado" por Maria João Lopo de Carvalho

Gramamos a família porque a hereditariedade nos impõe, gramamos o marido (ou a mulher) porque o escolhemos de livre vontade, mas gramamos os colegas de trabalho porque nos calham na rifa e temos de levar com eles em cima, a bem ou a mal, na melhor das hipóteses, oito horas por dia. Ou seja: a família, quando muito, aos domingos e feriados; o marido e os filhos , duas, três horas por dia, no máximo (metade das quais a ver televisão ou a partilhar tarefas domésticas); e os outros, para os quais não fomos ouvidos nem achados, dispõem de mais tempo e de mais espaço do que toda a nossa vida somada. É com eles que rimos, choramos, que nos irritamos, que amuamos, que lixamos ou somos lixados, que vamos à bica e às compras, é a eles que avaliamos,que ajudamos, são eles os nossos carrascos e cúmplices, os nossos amigos, ou pior, os nossos principais inimigos. É no trabalho, acho eu, que revelamos as nossas grandes capacidades e virtudes, mas também, e como há tempo para tudo, o pior que o ser h

Acrasia

Na acção crítica, isto não acontece. Vejamos   o exemplo de fumar como resultado de fraqueza irracional de vontade: 1.      O António tem o desejo de ser saudável. 2.      O António acredita que não fumar é a melhor maneira de ser saudável. 3.      No entanto o António fuma. Demonstrará a acrasia que somos seres irracionais? Discute. Acrasia está relacionada com o facto da falta de vontade. Dito de outro modo, quando se tem o desejo de produzir algo ou um certo efeito,  é porque se tem falta de vontade, também quando se tem uma crença de que uma acção é a melhor forma de produzir esse feito, acaba-se por não realizar essa acção. A meu ver, a análise que fiz sobre o caso do António não demonstra que somos irracionais, pois o António tem consciência do que está a fazer é errado, neste caso que é fumar, mas no entanto, não põe em prática essa consciência. Dito por outras palavras, o António, tem a consciência de que fumar faz mal, mas no entanto, continua a fazê-lo, pois tem falta de von

Pearl Jam Come Back legendado

Muse - Uprising (Legendado PT-PT)

Cute Owl Hunts Invisible Prey

Acrasia

Na acção crítica, isto não acontece. Vejamos  o exemplo de fumar como resultado de fraqueza irracional de vontade: 1.      O António tem o desejo de ser saudável. 2.      O António acredita que não fumar é a melhor maneira de ser saudável. 3.      No entanto o António fuma. Demonstrará a acrasia que somos seres irracionais? Discute. Acrasia é uma falta de força de vontade. Ter falta de força de vontade significa alguém desejar produzir um certo efeito e acreditar que uma dada acção é a melhor forma de produzir esse efeito e, no entanto, não realizar essa acção. Na acção descrita em cima, a acrasia está bem presente. O António mostra a sua falta de força de vontade, pois sabe que não fumar é a melhor maneira de ser saudável e, no entanto, continua a fumar. Eu acho que a acrasia não demonstra que somos seres irracionais pois, como é demonstrado no exemplo acima, o António tem consciência que fumar faz-lhe mal, e que precisa de deixar de fumar para ser saudável, apenas lhe falta a força d

Acrasia - TPC

Na acção crítica, isto não acontece. Vejamos  o exemplo de fumar como resultado de fraqueza irracional de vontade: 1.      O António tem o desejo de ser saudável. 2.      O António acredita que não fumar é a melhor maneira de ser saudável. 3.      No entanto o António fuma. Demonstrará a acrasia que somos seres irracionais? Discute. Acrasia é a acção de uma pessoa que contraria o seu melhor juízo sobre o que fazer em determinada situação. Uma pessoa tem uma vontade muito forte de fazer algo e, mesmo sabendo que essa acção não é a mais correcta, realiza-a porque a sua vontade sobrepõe-se, na minha opinião, ao subconsciente.  No exemplo acima descrito,o António quer ser saudável, mas fuma e, mesmo sabendo que não fumar é o melhor para a sua saúde, continua com esse vício. Na minha opinião, a acrasia não demonstra que somos seres irracionais, pois se o fossemos não teríamos a consciência de que aquilo que estávamos a fazer fosse ou não o melhor para nós e/ou para os outros como acontec

Acrasia

Na acção crítica, isto não acontece. Vejamos   o exemplo de fumar como resultado de fraqueza irracional de vontade: 1.      O António tem o desejo de ser saudável. 2.      O António acredita que não fumar é a melhor maneira de ser saudável. 3.      No entanto o António fuma. Demonstrará a acrasia que somos seres irracionais? Discute. Chama-se acrasia, a uma falta de força de vontade. Um agente tem falta de força de vontade se tiver o desejo de produzir um certo efeito, tiver a crença de que uma dada acção é a melhor forma de produzir esse efeito e, no entanto, não realizar esta acção, como é o caso do António, que sabe que não fumar é a melhor maneira para ser saudável, mas no entanto fuma. Acrasia na minha opinião, é o acto voluntário de fazermos algo que nos satisfaz, mesmo quando não achamos que é o mais correcto. Muitas vezes, nestas situações, usa-se a expressão “não estava em mim”, mas na minha opinião, esta não é correctamente utilizada, pois antes de se começar a fumar, toda a