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A mostrar mensagens de janeiro 16, 2011

José Saramago - falsa democracia

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TELEVISÃO E DEMOCRACIA

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KARL POPPER «A democracia consiste em submeter o poder político a um controle. É essa a sua característica essencial. Numa decmocracia não deveria existir nenhum poder político incontrolado. Ora, a televisão tornou-se hoje em dia um poder colossal; pode mesmo dizer-se que é potencialmente o mais importante de todos, como se tivesse substituído a voz de Deus. E será assim enquanto continuarmos a suportar os seus abusos. A televisão adquiriu um poder demasiado vasto no seio da democracia. Nenhuma democracia pode sobreviver se não se puser cobro a esta omnipotência. E é certo que se abusa deste poder hoje em dia, nomeadamente na Jugoslávia, mas esses abusos podem ocorrer em qualquer sítio. O uso que se faz da televisão na Rússia é igualmente abusivo. A televisão não existia no tempo de Hitler, ainda que a sua propaganda fosse organizada sistematicamente com um poderio quase comparável. Com ela, um novo Hitler disporia de um poder sem limites. Não pode haver democracia se

A minha hierarquia de valores :

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deste lado os valores positivos    | deste lado temos os valores com o aumento de importância | negativos com o aumento         de baixo para cima                    | de gravidade que aumenta de                                     | cima para baixo Como se pode ver do lado em que antes da palavra tem um símbolo "+" são os que para mim são importantes e fazem parte da nossa vida quando estamos felizes  e bem , com equilíbrio.  Do outro lado , estão presentes os que para mim são os mais negativos e que com eles não há vida vivida , pois estes acabam por estragar tudo o que está a ser vivido , seja bom ou mau irá estragar tudo , ou seja estragam tudo e muitas das vezes de forma irreversível. 

Vivos ( Alive) Dublado 5/9

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Como analisar um texto?

Num texto argumentativo temos: 1- um TEMA sobre o qual se argumenta (o objecto da argumentação, o assunto de que fala); 2- uma TESE ( a posição defendida relativamente ao objecto de argumentação ou tema); 3- Os Argumentos (provas, justificações, razões usadas para defender a tese apresentada).

O essencial a saber - próximas aulas - Filosofia 10º ano

- Evidenciar que os valores são indespensáveis ao ser humano; - Reconhecer que sem valores o homem não poderia preferir, escolher ou julgar; - Compreender os valores como guias de acção, na medida em que se apresentam como ideais; - Compreender a distinção Valor/preço; - Perceber a noção de Axiologia e caracterizar os valores sensíveis (ou materiais) e os valores espirituais (ou imateriais) através da sua distinção; - Entender a motivação por detrás da hierarquização dos valores; - Compreender a relação sociedade/indivíduo; - Identificar e caracterizar os factores sociais que moldam a identidade dos indivíduos; - Sustentar que a liberdade se realiza a partir de opções pensadas.

Resuma da aula de 12 de janeiro de 2011 - 10ºE

Na passada aula de Filosofia, do dia 12 de Janeiro de 2011, que se realizou na sala numero 6 da escola João da silva correia, a professora Diana Tavares começou por pôr em dia os sumários, uma vez que, por alguns motivos, estes permaneciam em atraso. De seguida prosseguimos com a correcção do T.P.C., relativo á pagina 91, com o objectivo de consolidar o subtema “Juízos de facto e juízos de valor”. Quando nos referimos às coisas, aos acontecimentos, aos outros e a nós mesmos, relatando ou descrevendo objectivamente aquilo que vemos, ouvimos, ou sabemos, estamos a formular juízos de facto. Porem, todos assumimos uma atitude valorativa em relação às coisas, o que nos leva a formular também um juízo de valor. Nestes, deixamos transparecer a nossa opinião, o nosso comentário, ou mesmo a preferência que temos por umas coisas em relação a outras. Finalizada a correcção dos trabalhos de casa, cada um teve de elaborar a sua própria hierarquia de valores. Os alunos Pedro Amorim, Sergio Sousa, E

Resumo da Aula do dia 7 de Janeiro de 2011, 10ºE

Na aula de filosofia do dia 7 e Janeiro de 2011, falámos mais aprofundadamente sobre o que são valores e quais deles interessam à filosofia. Um valor pode ser definido pela importância atribuida a algo pelo Homem. Isto é feito com consciência e deliberação, em função da relação que ele tem com o seu "objecto" de valoração. Os valores podem ter várias classificações como, por exemplo, valores jurídicos e valores estécticos e são bipolares, isto é, apresentam um pólo positivo e um pólo negativo (tal como: abundante - escasso; gracioso - tosco). A área da filosofia que se ebruça e estuda a problemática dos valores é denominada por Axiologia. O termo "valor" pode ter diferentes acepções:  - tecnicamente é o valor de algo, economica ou matematicamente;  - afectivamente é o valor de alguma coisa que nós estimamos (uma amizade, um objecto, etc.);  - moralmente é aquilo que se considera um comportamento correcto, sendo honesto, altruísta, sincero, etc. Valor é, entã

Resumo da Aula do dia 5 de Janeiro de 2011, 10ºE

No ínico da aula do dia 5 de Janeiro de 2011 fizemos a apresentação da nova aluna, Fabiana, e falámos sobre as notas atribuídas aos alunos no 1º Período. De seguida a professora questionou-nos sobre o que entendíamos por valores e virtudes e quais os valores que interessam à filosofia. Para a filosofia, os valores não são propriedades dos objectos, mas sim o significado que o Homen ou agente lhes atribui. Este acto de valorar é feito intencional e conscientemente e, por isso, está ligado à acção humana. Os valores mais importantes são os morais e não os materiais. Diz-se que valorar algo é um acto subjectivo pois naõ há duas pessoas que pensam da mesma maneira, dado que todos temos vivências diferentes. O valor de um objecto, como também compreendemos, não é o seu preço! Lemos e analisámos o texto da página 86 do manual, "A vida de Jodie", que fala sobre os dilemas morais e jurídicos, mas ainda mais importante - o dilema da Vida! Para terminar a aula, vimos o Moviemaker