Mensagens

A mostrar mensagens de maio 29, 2011

Resumo da aula do dia 31/05 11ºB

Na passada aula de Filosofia, do dia 31 de Maio, os alunos estiveram a realizar uma ficha de trabalho sobre a clonagem, que é um problema muito debatido recentemente. A ficha compreendia um texto crítico de Leon Kass e perguntas baseadas na sua compreensão e nossa opinião pessoal. Chegámos à conclusão de que a clonagem tanto reprodutiva como terapêutica não são muito bem vistas pelos alunos. As desvantagens das mesmas e a questão moral influenciam muito a nossa opinião acerca da Clonagem. Pois temos a consciência de que a Clonagem vai contra as leis da Natureza e percebemos como a Bioética é útil e importante nestes momentos. Após a realização e correcção da ficha, recebemos as fichas de avaliação, procedendo, de seguida à correcção das mesmas.

visita de estudo de Filosofia

Imagem

Filosofia Política

Imagem

Estética

Imagem

Resumo da aula nº51, dia 19 de Maio de 2011 (11ºC)

Na passada aula nº51, do dia 19 de Maio de 2011 continuamos o subcapítulo já iniciado em aulas anteriores “ A racionalidade cientifica e a questão da objectividade” inserido no capitulo “ Estatuto do conhecimento cientifico”. A professora começou a aula fazendo revisões dos principais pressupostos das teorias do positivismo e neopositivismo. Os pressupostos são: O conhecimento cientifico resulta do método indutivo; O critério de validação cientifico é a verificação e confirmação experimental; Falamos do conhecimento objectivo segundo Karl Popper, em que para ele o cientista não é um observador indiferente ou descomprometido com o mundo, logo, para ele o cientista é um sujeito activo e é um ser criativo e critico. Vimos também que a ciência é conjectural, ela não atinge a verdade, apenas se aproxima dela. Por isso, numa teoria nunca podemos afirmar que é verdadeira, mas apenas que é verosímil. Popper tinha alguns contributos para uma nova forma de entender a ciência, tais como :  

Resumo da Aula de Filosofia 10ºE - 20.05.2011

Na passada aula de Filosofia do dia 25 de Maio de 2011, os alunos da professora Diana receberam, como sempre os bons-dias, começando assim com mais uma interessante aula. Esta aula, tal como a anterior, começou pela continuação da correcção das respostas às questões dadas pela professora. Contudo, não terminámos, pois uma luz ou algo do género bateu à porta da professora, a qual escreveu uma frase de René Huggle « A arte é (...) uma espécie de respiração da alma, análoga à respiração física, sem a qual o nosso corpo não pode passar» . Apartir desta frase os alunos fizeram uma questão de desenvolvimento, tendo em conta que o Homem e a arte não se podem separar. Sim, é verdade, o Homem e a arte não se podem separar, pois se foi ele que a criou, ela é utilizada em qualquer coisa no seu dia-a-dia. A vida sem ela era uma prisão, sendo a arte uma forma de libertação. E termina assim mais uma aulas de Filosofia, com algumas opiniões dos alunos sobre este tema à turma.

Resumo da Aula de Filosofia 10ºE - 20.05.2011

Imagem
E mais uma fantástica aula de Filosofia! No dia 20 de Maio de 2011, depois dos bons-dias dados à turma e tudo pronto para mais uma aula, agora mais interessante com o tema estética, a aluna Sofia começou por ditar aos alunos as respostas às questões colocadas pela professora na aula anterior. Posto isto, a aluna Ana Oliveira, seguida por outros alunos iniciou a leitura no manual acerca das condições da obra de arte e o processo criador . Uma obra de arte tem que obedecer às seguintes condições:   1- ser produzida pelo Homem;  2- ser fonte de prazer sensível;  3- corresponder a uma forma estética satisfatória;   4- ser acessível a um público;   5- ser aberta;   6- ter algo de original e único. Contudo é preciso deixar claro que nas trendências relativistas da estética, um objectonão tem que ser belo para ser incluído no seio da arte. O processo criador engloba dois processos: o da preparação e o da execução .  A preparação necessita:  - ampla aprendizagem;  - sensib