Mensagens

A mostrar mensagens de outubro 23, 2011

Impulso Nervoso

Imagem

O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 3

Imagem

O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 2

Imagem

O corpo humano - 09 - Sistema nervoso - Parte 1

Imagem

União Europeia

Imagem

Cidadania Europeia

Imagem

A complexidade do conhecimento

Todos nós conhecemos e acumulamos conhecimentos. Contudo, uma coisa é conhecer e outra é conhecer o próprio conhecimento, saber como funciona, como se inter-relacionam os seus elementos constituintes, identificar os seus limites e os seus problemas. Inicial e tradicionalmente, a actividade cognoscitiva foi objecto de reflexão filosófica em articulação com o problema da verdade. A compreensão do fenómeno do conhecimento requer a participação de muitas áreas e disciplinas científicas. Isso mostra bem a complexidade do fenómeno cognitivo. Em primeiro lugar, devemos ter em conta que são várias as faculdades e os processos que, do lado do sujeito e do seu organismo, intervêm no conhecimento e contribuem para a construção duma representação mental. Como explicas esta diversidade de opiniões perante a mesma realidade que observam?

Proposta de trabalho

A figura de Prometeu tem inspirado ao longo dos séculos vários artistas, nomeadamente pintores, escultores e poetas. Nesse sentido, propõe-se que, em pequenos grupos, se consultem várias versões do mito de Prometeu a fim de elaborar um pequeno resumo desse mito; seguidamente, cada grupo deverá proceder à recolha de várias obras, poemas, estátuas e pinturas, por exemplo, onde surja abordada a figura de Prometeu. Posteriormente, cada grupo apresentará à turma o seu trabalho, utilizando uma banda sonora apropriada, e interpretando a figura de Prometeu, ilustrada por aqueles materiais recolhidos. Resumo do Mito de Prometeu  ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O conhecimento ao serviço da Humanidade

Todos nós resolvemos a maioria dos problemas do dia-a-dia recorrendo a conhecimentos básicos que possuímos. Tenho sede e sei como matar a sede; preciso de pagar uma multa e tenho conhecimento de todos os passos que devo efectuar para alcançar esse objectivo. Trata-se de conhecimentos superficiais, que toda a gente possui e que adquiriram através da experiência quotidiana, da observação simples da realidade e do contacto com as outras pessoas e das informações que, a vários níveis, vamos recolhendo. É assim que vamos adquirindo  este conhecimento básico. São conhecimentos comuns e partilhados pela maioria das pessoas. Esta forma de conhecimento designa-se por senso comum e, apesar do seu carácter acrítico, é-nos muito útil para reconhecermos e ultrapassarmos as várias situações que vamos enfrentando no nosso dia-a-dia. Para lá deste nível superficial de conhecimento, existem outras formas de conhecimento, como é o caso do conhecimento científico, aquilo a que vulgarmente chamamos tamb

A Escola Agora É Cor!

Imagem

Um Dia na Escola

Imagem

A psicologia tem vindo a ganhar importância na sociedade contemporânea

Arrancando como ciência,em velocidade de cruzeiro,no final do século XIX,a psicologia acelerou a meio do século XX,descendo da teoria e das universidades para a prática,e instalou-se comodamente em muitas áreas da nossa vida. Hoje,ela está difundida na maioria das sociedades e invadiu o quotidiano , a todos os níveis possíveis,individual, dos grupos,das instituições e das comunidades. Ela tornou-se um saber promotor da melhoria da qualidade de vida das pessoas. A psicologia é a disciplina mais frequentemente utilizada quando se fala dos comportamentos humanos em geral. Não há domínio que lhe escape e ela penetrou na educação. Até nas famílias alimenta discussões, desencadeadas por programas de televisão, de rádio, ou por artigos em revistas de divulgação. Os média têm contribuído fortementepara esta situação, que tende a fazer da psicologia um fenómeno de «moda». Na escola secundária, antes da revisão curricular que se iniciou em 2003, a psicologia era a terceira maior disciplina em